quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MV Bill x Shalamar

,
   
Shalamar
MV Bill
Esse mês, produzi um texto para a coluna do Fernando (meu supervisor), que é mensalmente publicado no site. Segue na íntegra o texto que eu fiz...

BRASIL MUSICAL: POUCA CRIATIVIADE E MUITA CÓPIA!

Como os afazeres na redação do Jornal são inúmeros, atividade eloqüente e incansável, pedi para a minha estagiária, esse mês, produzir o texto da minha coluna.
Eu queria algo que falasse sobre falta de criatividade na produção musical brasileira. Ela, brilhantemente, criou uma bela "obra" deixando-me surpreso. Sendo assim, acredito que nada pode ser mais justo do que registrar, neste espaço, que a minha estagiária, Amanda Maniçoba, tem o "dom" da escrita. Algo que eu gosto muito de perceber nas pessoas que convivo. O texto abaixo é todo dela. Divirtam-se!

(Fernando Campos)

Atualmente, percebe-se que as músicas em seus novos estilos criaram uma atmosfera onde o intuito maior é voltado basicamente aos paradigmas capitalistas e de status, como competições de “Artista do ano”.
O período em que o computador e tampouco o celular existiam em nossas casas, os rádios e os vinis nos proporcionavam além de cultura e uma série de significados, também a qualidade das verdadeiras músicas, perdurava por gerações, pois era algo que as famílias valorizavam, diferentemente dos dias atuais, onde alguns sucessos não passam de um ano e sem contar a pirataria, que faz com que qualquer “hit” faça a cabeça das pessoas, tomando a posição de “a mais ouvida no país”, porque o quesito originalidade e qualidade já foram extintos há muito tempo.
A cultura musical foi superficialmente banalizada, sentimos que não existem mais ideologias, não existe algo pelo o que vale a pena se manifestar. Com isso, surge em meios as periferias e as dificuldades da vida, figuras que lutam diariamente por algo que se importam e, uma dessas lutas, são as composições e as músicas de Alex Pereira Barbosa, mais conhecido como MV Bill, um famoso rapper e escritor brasileiro que nasceu na Cidade de Deus, no RJ e sua ideologia foi moldada conforme notava as diferenças sociais e econômicas da comunidade da onde vivia, para com os outros lugares. A partir dessa atmosfera, tornou-se ativista e rapper ilustrou através da música, as diferenças básicas ignoradas pelo o governo.



Em 2000, com a canção “A Noite”, MV Bill foi indicado a Premiação ‘Video Music Brasil’, mas não levou o prêmio, perdendo para a música “Us mano e as minas”, de Xis. Mas é a melodia dessa canção que atraiu a atenção e o interesse dos que possuem bom gosto para músicas; nos anos 80, os hits eram marcados por melodias e refrãos que acabavam ganhando espaço nas preferências das discotecas, as melodias tinham a características de serem envolventes e fáceis de lembrar.
É como aconteceu com a música “A night to remember”, de Shalamar, onde atualmente tem sua melodia na canção de MV Bill, se você não esta acreditando, acompanhe agora mesmo, mas tente perceber a melodia apenas.Embora as canções acima tenham mais algo em comum, a citação da palavra ‘noite’, MV Bill, trouxe no imaginário das pessoas que vivenciaram a melhor fase das músicas, com a melodia doce e envolvente de Shalamar, que ecoava nas antigas discotecas, atingindo o inconsciente do ouvinte de “A Noite”, para se sensibilizar com a mensagem da letra do rapper, com o auxilio da melodia da música “A night to remember”.
Como foi dito no começo do texto, falta originalidade atualmente nas composições e melodias, ninguém mais inventa e fica tão fácil copiar, tomar algo como modelo, assim como vemos tantos artistas pop se inspirarem em Michael Jackson, usando seus swings, coreografias e roupas; deixando a originalidade e a criatividade em segundo plano.
Porém, no caso de MV Bill, nota-se que a inspiração teve um intuito e um direcionamento peculiar, mesmo que a melodia tenha sido alterada, o rapper dispõe de uma bagagem cultural e ideológica harmônica, fazendo com que suas canções possuam uma linha de pensamento único, onde qualquer pessoa que leia seus livros ou ouça suas músicas, destaca de imediato, a sua forte identidade nelas.

Fonte: http://dinoite.com.br/colunavariedades.html

Um abraço a todos!
Amanda Maniçoba 

0 comentários to “MV Bill x Shalamar”

 

Blog da Amanda Copyright © 2012